sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O meu voluntariado

Sou voluntária numa instituição que acolhe crianças desde os primeiros meses de vida até aos 12 anos. Estas crianças foram retiradas às respectivas famílias, por diversos motivos, e encontram-se institucionalizadas,  convivendo saudavelmente uns com os outros, alguns mantendo contacto com as famílias (que os podem visitar) mas como todas as crianças precisam de amor, carinho, compreensão, porque alguns deles vivem em revolta com a situação em que se encontram.

Todas as semanas faço o meu voluntariado nesta instituição, ajudando todas estas crianças, no que for necessário, desde trabalhos escolares, brincadeiras, ajuda na hora das refeições, trocar fraldas….ou muitas vezes colinho, que é o que muito deles mais pedem.

Estas crianças são carentes de regras, disciplina, de motivação, mas cada uma das pessoas que convivem com elas diariamente ou quem faz voluntariado, tenta aos poucos e poucos incutir-lhe os mesmos valores que passamos aos nossos filhos, tentando que dia após dia, estes meninos consigam crescer num ambiente que se repercutirá no futuro deles.

São crianças que poderão regressar às respectivas famílias ou poderão ser encaminhadas para outras instituições, dado que se trata de um centro de emergência.

Sem comentários:

Enviar um comentário